O que você sabe sobre o dia 02 de Fevereiro? | Vale Solaris - Expressão da Alma
download (3)

O que você sabe sobre o dia 02 de Fevereiro?

circulomujeressagradas

O que você sabe sobre o dia 02 de Fevereiro?

Dia 02 de Fevereiro é um dia muito especial. É Dia de Iemanjá, Dia da Nossa Senhora dos Navegantes conhecida também como a Mãe de Jesus e dia da Deusa Brigid ou Santa Brígida. Neste dia também os Celtas celebram o Sabat Imbolc, uma das oito datas festivas da Roda do Ano¹, que celebra também a Deusa mãe. Todos arquétipos femininos.

E dentro do sincretismos religioso de quem realmente é o dia não importa, mas a mensagem transmitida. Todas, mesmo de origem distantes, resgatam o sagrado feminino que existe em TODOS nós. Nosso lado que consola, nutre e ensina.

O início de Fevereiro é tempo de fertilidade; bom para novos projetos, novos amigos, crescimento espiritual, crescimento pessoal. Propício para varrer as energias oscilantes do seu campo energético. Para desconstruir bloqueios e preparar o solo para receber a abundancia que a vida pode te proporcionar.

E para isso existem vários tipos de rituais. Para Iemanjá o mais comum entre eles são as oferendas com flores, cachaça e velas. Para nossas Senhoras dos Navegantes e Santa Brígida alguns seguem procissões e outros acendem suas velinhas e vão a missa prestigiar seu Dia. Os rituais para Brigid², Senhora do Fogo, envolve sempre a presença do fogo. (Ver no final do texto alguns dos rituais para Deusa).

Como você também pode criar seu próprio espaço sagrado e aproveitar as confluências do universo. Pode ser em casa, próximo a natureza ou perto da água, se possível acenda uma vela ou fogueira e se conecte com seu coração, as águas regem as emoções. Se conecta com elas e deixa limpar. Se quiser chorar chora, se quiser sorrir ria.

Só podemos limpar o que sabemos que está sujo. E o caminho é sempre o mesmo, o caminho para dentro. Você é a resposta para todas suas perguntas. Nada está fora, tudo está dentro. Tempo de reconexão é no aqui e agora.

Viva ao dia 2 de Fevereiro, vamos comemorar!

 

¹ “Roda do Ano é o calendário que simboliza a concepção de tempo dos pagãos e principalmente a dos Celtas e que era um tanto quanto diferente da atual, semelhantemente ao zodíaco. Eles não viam o tempo de forma linear, mas circular, cíclico. Seus calendários levavam em conta não só o ciclo solar, como é o nosso, mas também o ciclo lunar. Originários da tradição celta, os Sabbats ocorrem oito vezes ao ano, levando-se em conta a posição da Terra com relação ao Sol: Equinócios e Solstícios. Nessas ocasiões, na Wicca, são homenageadas duas divindades: a Deusa Mãe, ou simplesmente a “Deusa”, que simboliza a própria terra, e o Deus Cornífero, O Gamo Rei, protetor dos animais, dos rebanhos e da vida selvagem. Já em outros ramos do Paganismo, outros Deuses são adorados, pois que nem todos tem essas duas únicas figuras centrais.”

( fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_do_Ano)

 

² Rituais para Deus Brigid

  • Escreva seus pedidos em pequenos papéis e coloque-os num prato branco. Acenda uma vela vermelha, branca ou verde no prato branco e cerque-a com todos os grãos que você tiver em casa. Coloque um copo com água e um incenso. Faça seus pedidos e visualizações para se conectar com a deusa.

(fonte: http://galeriadawicca.blogspot.com – DIA DE BRIGIT E RITUAL PARA A DEUSA)

  • Trace um círculo imaginário com seu athame (uma faca ou punhal ritual), espada, varinha ou ponta de seu dedo. “Varra” para fora todas as energias em desequilíbrio e acenda uma vela para iluminar seus caminhos.

(fonte: http://bruxaguinevere.blogspot.com – Dias Mágicos, Fevereiro)

CURIOSIDADE – Ritual para Iemanjá longe do mar:

(https://www.youtube.com/watch?v=eY57oRyh0gc)

 

Voltar